
O Ceará começa o ano em estado de alerta contra a dengue. De acordo com os parâmetros do "Risco Dengue", ferramenta que o Ministério da Saúde elaborou para avaliar o risco de epidemias nos Estados e Municípios brasileiros, o Ceará está entre os 16 Estados com risco muito alto da doença.
Dos 184 Municípios cearenses, segundo o primeiro boletim do ano da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), 45 são classificados de "risco muito alto", 41 em "risco alto", 41 com "risco moderado" e 57 Municípios em "risco baixo". Para a Sesa, isto não é novidade. Mesmo assim, reforça o estado de alerta.
"Não tem como ser diferente, dadas as condições climáticas, ambientais e a própria história da dengue no Ceará", avalia Luciano Pamplona, do Núcleo de Epidemiologia da Sesa. Ele prevê que em 2011 aumentará o número de casos da doença no Estado, havendo realmente a possibilidade de epidemia.
"As perspectivas são de um aumento real no número de casos devido à volta da dengue tipo 1, que desde 2002 não circulava. E com esse retorno, temos risco de maior ocorrência da forma hemorrágica", alerta. 130111
Nenhum comentário:
Postar um comentário