terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Iberê Camargo

ARTES VISUAIS

Incentivo à criação

Foto da matéria

Clique para Ampliar

Iberê Camargo no ateliê da Lapa, no Rio de Janeiro. Esta foto pertence ao acervo documental de sua Fundação, em Porto Alegre


Bolsa Iberê Camargo, um dos incentivos à criação no País, aceita inscrições até o dia 7 de fevereiro. Artistas visuais precisam ter pelo menos quatro anos de produção sistemática

A Bolsa Iberê Camargo está comemorando uma década de existência. Durante esse tempo em vigor, a iniciativa se tornou uma das mais importantes da área para fomentar a produção artística contemporânea no País. 14 artistas de diversos estados brasileiros já foram contemplados com a bolsa.

Deles, destacam-se as participações dos cariocas Ronald Duarte e Mateus Rocha Pitta, e da paulistana Lia Chaia. Ambos vem chamando atenção de críticos pela consistência de suas poéticas. A exemplo disso, está a participação desses artistas na última Bienal de São Paulo.

Em continuidade ao trabalho que vem realizando, ao longo desses anos, a Fundação Iberê Camargo está com inscrições abertas até o dia 7 de fevereiro para sua bolsa de artes. Nesta edição, será concedida a oportunidade de residência e aprimoramento a dois artistas brasileiros no Bronx Museum, em Nova York, e na Universidad Torcuato di Tella, em Buenos Aires.

Além disso, como nas últimas edições, serão selecionados dez artistas que receberão destaque na Revista Digital do site da Fundação Iberê Camargo e um artista que participará do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura, em Porto Alegre.

De acordo com Adriana Boss, produtora da Fundação, "o concurso oferece ao bolsista a passagem, um auxílio-estadia e as taxas de inscrição na instituição de ensino". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Fundação Iberê Camargo (http://www.iberecamargo.org.br). No ato de inscrição, os projetos já deverão ser pensados para a instituição escolhida.

Podem se inscrever artistas que tenham pelo menos quatro anos de produção sistemática em arte e participação comprovada em, no mínimo, três exposições individuais e/ou coletivas.

Exposição Comemorativa

Para celebrar o aniversário, a Fundação apresenta a exposição temporária "Convivências - dez anos da Bolsa Iberê Camargo", em cartaz até 20 de fevereiro na própria instituição. Ela reúne obras de Carla Borba, Eduardo Costa, Glaucis de Morais, Iara Freiberg, Letícia Cardoso, Lia Chaia, Marcelo Moscheta, Marcos Sari, Marcius Galan, Matheus Rocha Pitta, Veronica Cordeiro, Ronald Duarte, Vijai Patchineelam e Wagner Malta Tavares.

Todos eles já passaram pelo projeto. A mostra tem a curadoria do professor Jailton Moreira, que optou por não estabelecer um tema único. "À medida que esses artistas foram escolhidos, por diferentes comissões de seleção, seria artificial unificá-los em qualquer proposta temática ou ideológica", diz. Assim, propõe-se a criar um breve panorama da produção dos selecionados no período posterior à Bolsa, ressaltando a subjetividade de suas poéticas.

MAIS INFORMAÇÕES

Regulamento da inscrição para a Bolsa Iberê Camargo através do site http://www.iberecamargo.org.br. Contatos: (051) 3247.8000.

ANA CECÍLIA SOARES
REPÓRTER

Comente essa matéria

Diário Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário