terça-feira, 15 de abril de 2014





                                                         FORTALEZA

TEATRO: ARTE E EMOÇÃO

     Na Grécia antiga, há mais de dois mil anos, teatro era o nome do local em que as pessoas se reuniam para assistir às festividades religiosas em homenagem a Dionísio, deus grego da alegria e das festas. Nessas comemorações, além da apresentação de corais, eram realizados concursos de peças teatrais. Desde então, a atividade teatral se desenvolveu e passou a fazer parte da cultura de inúmeros outros povos.
     No Brasil, as primeiras encenações teatrais foram promovidas pelos padres jesuítas, como padre Josè de Anchieta, à época do descobrimento, em 1500. Eles utilizavam peças bem simples para ensinar os índios conceitos religiosos do cristianismo. Essas peças tinham, portanto, um objetivo didático, isto é, transmitir determinados ensinamentos.
     O primeiro escritor brasileiro a ser realmente considerado autor teatral foi Martins Pena, que, por volta de 1839, escreveu várias comédias, utilizando o humor para criticar certos costumes da época, a desonestidade, a falsa religiosidade, as atitudes interesseiras de alguns políticos.
     É claro que nem toda peça teatral, tem fins didáticos, como aquelas montadas pelos jesuítas, nem humorística como as de Martins Pena. Há peças que, tem como temas, acontecimentos históricos; outras discutem questões políticas, sociais ou morais. Outras ainda, narram tragédias amorosas, como “Romeu e Julieta” Os temas são, na verdade, tão variados quanto a apaixonante aventura da humanidade, ao longo de sua existência.
     A realização de um espetáculo teatral é, ela própria, uma apaixonante “aventura”, pois reúne em si um conjunto de variadas manifestações artísticas, tais como: a literatura, representada pelo texto da peça; a encenação, realizada pelos atores; a danças, pelos bailarinos; a criação dos cenários e dos figurinos; a sonoplastia, isto é, a música e os efeitos sonoros.
     A arte teatral é então, o resultado da atividade conjunta de escritores, cenógrafos, diretores, bailarinos, atores, músicos, etc. Que buscam, com um trabalho coletivo, tocar o espectador em suas mais significativas emoções: alegria, tristeza, indignação, esperança... Buscam, enfim, torná-lo mais sensível, mais humano e mais consciente de sua própria humanidade.

                           (Texto escrito para o livro didático da Língua Portuguesa, ALP)
 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
 
1-No texto, há referência a Dionísio. Quem era Dionísio?
2-Em que local ele era homenageado na Grécia antiga?
3-Que tipos de homenagens lhe eram feitas?
4-Por que as peças teatrais realizadas pelos jesuítas no início da colonização do Brasil são classificadas como didáticas?
5-Quem foi Martins Pena?
6-Quais são as características de suas peças?
7-O texto faz referência a alguns tipos de temas abordados em peças teatrais. Cite pelo menos dois deles.
8-Que manifestações artísticas se inter-relacionam na representação de uma peça teatral?
9-Qual é, segundo o texto, o principal objetivo do teatro?
10-Você já assistiu a uma peça de teatro, na escola, na sala de aula ou em outro lugar? Como era o nome da peça?

15.04.14  - ÀS 00:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário