Postado em 5 de agosto de 2010 por Jânio Alcãntara
Há 10 anos, partia o ator londrino ALEC GUINNESS, aos 86 anos, de câncer no fígado. Nascido em 02/Abr/1914, estreou no cinema, em 1946, no drama “Grandes Esperanças“, baseado em romance de Charles Dickens e dirigido pelo também inglês David Lean (1908-1991). Guinness e Lean trabalhariam juntos em mais cinco filmes:
- “Oliver Twist” (1948) – Baseado na obra de Charles Dickens, conta a história de um menino que foge do orfanato e, nas ruas se une a um grupo de garotos batedores de carteira. O grupo tem um adulto que os ensina a furtar e os lidera. Em exibição, hoje no canal pago TCM, às 14h.
- A Ponte do Rio Kwai” (1957) – Drama de guerra onde prisioneiros construiram uma ponte. No filme, foi em dois meses no filme, mas a empresa britânica contratada cobrou 250 mil dólares para construir a ponte e levou oito meses para finalizá-la, usando 500 trabalhadores e 35 elefantes. A ponte foi demolida em poucos segundos na cena final do filme. Guinness conquistou Oscar de melhor ator.
- “Lawrence da Arábia” (1962) – Épico que mostra quatro episódios principais da vida de T.E. Lawrence durante a sua estada na Arábia: a conquista de Aqaba; o seu rapto e tortura pelos turcos em Deraa; o massacre de Tafas; e o fim do sonho árabe de Damasco.
- “Doutor Jivago” (1965) – O filme conta o apaixonado e desventurado romance entre o médico e poeta casado, Yuri Zhivago, (Omar Sharif) e a enfermeira Lara (Julie Christie) durante os tensos dias prévios e posteriores à Revolução Russa. Yuri deve debater-se entre a fidelidade à sua esposa Tonya (Geraldine Chaplin), e seu desejo louco pela bela Lara. Completam o elenco Tom Courtenay (no papel do misterioso Strelnikoff), Alec Guinness (como Yevgraf, o meio-irmão de Yuri) e Rod Steiger (como o brutal Komarovsky), entre outros. Ganhador de cinco Prêmios Oscar (Melhor Roteiro, Trilha Sonora, Fotografia, Direção Artística e Figurino) e 5 Globos de Ouro (melhor filme e direção, entre outros), Doutor Jivago é uma das histórias de amor mais populares jamais filmadas e tornou-se o Ganhador de cinco Prêmios Oscar (Melhor Roteiro, Trilha Sonora, Fotografia, Direção Artística e Figurino) e 5 Globos de Ouro (melhor filme e direção, entre outros), Doutor Jivago é uma das histórias de amor mais populares jamais filmadas e tornou-se em todo um clássico da grande tela. Em exibição, hoje no TCM, às 15h55min.
- “Passagem Para a Índia” (1984) – Drama que, de 11 indicações ao Oscar, arrebatou as estatuetas de melhor atriz coadjuvante – Peggy Ashcroft – e melhor música original – Maurice Jarre.
De 1977 a 1983, Sir Alec Guiness ficou mais conhecido ainda por interpretar Ben ‘Obi-wan’ Kenobi, na trilogia de George Lucas -”Star Wars” – que o fez obter segurança financeira. Ainda este mês, o canal TCM exibirá esta trilogia nos dias Sexta-feira 13, Sábado 14 e Domigo 15, às 22h.
Seu último papel cinematográfico foi em 1994, no thriller “Testemunha Muda“, rodado em Moscou, estrelado pela russa Marina Zudina, que interpreta uma americana muda trabalhando na Rússia e que testemunha um assassinato brutal em sets de filmagem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário