A literatura é a arte de criar obras estéticas em linguagem verbal: oral ou escrita. Da mesma maneira que o pintor cria um quadro trabalhando com cores e formas e que o músico cria composições musicais a parti do som e do rítmo, o escritor usa as palavras para expressar suas ideias e sentimentos.
A literatura de um país é o conjunto das obras criadas por seus escritores. Ela retrata e revela usos e costumes, tradições, enfim a cultura e o modo de ser de uma nação.
A literatura brasileira tem sua história dividida em dois grandes momentos: o período colonial e o período nacional.
O período colonial - de 1500 a 1822 - foi marcado pelo domínio da cultura portuguesa sobre a brasileira. As manifestações literárias da época resumiam-se na reprodução dos modelos ditados pela cultura europeia.
O período nacional - da independência do Brasil até hoje - tem como característica principal a busca de autonomia e de uma literatura cada vez mais ligada à cultura brasileira.
No período nacional, a produção literária aumenta em quantidade e qualidade, gradativamente, o mesmo acontecendo com o público leitor. O movimento que inícia esse período e que fundamentalmente marca o nascimento da literatura brasileira é o Romantismo.
(fonte de pesquisa: livro didático ALPE, 9º ano. 1996.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário