O Pão de Açúcar é um morro do Rio de Janeiro, um famoso ponto turístico.
Caracteristicas naturais
O Pão de Açúcar é rodeado por uma vegetação característica do clima tropical, um resquício de Mata Atlântica com espécies nativas que em outros pontos da vegetação litorânea brasileira já foram extintas.
Origem do nome
Há várias versões históricas a respeito da origem do nome Pão de Açúcar. Segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (séculos XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para ser transportados para a Europa que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
O nome Pão de Açúcar generalizou-se a partir da segunda metade do século XIX, quando o Rio de Janeiro recebeu as missões artísticas do desenhista e pintor alemão Johann Moritz Rugendas e do artista gráfico francês Jean-Baptiste Debret, que, em magníficos desenhos e gravuras, exaltaram a beleza do Pão de Açúcar.
(Língua Portuguesa, Pensar e Viver,4º ano, Cláudia Miranda e Eliete Presta, Editora Ática, 2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário